Ontem ao fim da noite e enquanto esperava pelo sono, liguei a TV e “apanhei” as últimas notícias na “nossa” RTP Açores.
Confesso que até me deu vontade de rir com tudo o que foi dito sobre a água contaminada na chamada zona do ramo grande, e se não fosse um caso que nada tem de cómico porque até mexe com a saúde das pessoas, dava uma boa anedota.
Então é assim: segundo dizem, a água está mesmo inquinada, mas o 'ambiente' diz que não é muito grave, até o ministro diz isso, e não tem conhecimento oficial do caso, segundo ele, só sabe “oficiosamente e não oficialmente”. Depois são as pessoas entrevistadas na rua que dizem que não querem mais beber o copo de água com o café, porque o dito copo de água é da torneira; e então de onde vem a água com que se faz o café? Del cano, certo? E qual é a posição da Câmara Municipal? E o senhor de São Miguel que até faz parte da tal comissão bilateral? (o que é isso?) Como se vai resolver este embróglio? Eu não sei! Ontem aquelas notícias só pareciam ser um jogo de bola, todos passavam a bola, ou seria antes uma batata quente? Alguém ainda se vai queimar se ficar com a dita batata na mão muito tempo?
Agora pensemos nisto, será que a contaminação é mesmo grave? Há quem defenda a ideia de que há mais casos de doenças oncológicas no concelho da Praia da Vitoria, principalmente na zona da Vila das Lajes. Pode ser verdade.
E assim fica este quadrado.